Low Carb pode beneficiar pacientes com síndrome do intestino irritável?

Low Carb pode beneficiar pacientes com síndrome do intestino irritável?

Artigo

A síndrome do intestino irritável (SII) afeta de 7 a 15% da população geral. É caracterizada por episódios de dor ou desconforto abdominal, estufamento, gases, constipação ou diarreia (ou períodos de alternância entre esses dois últimos). Estes sintomas devem estar presentes por pelo menos 12 semanas (consecutivos ou não).

Nos últimos anos têm surgido muitos trabalhos demonstrando que uma dieta com alimentos que contenham baixo teor de FODMAPS beneficiam muitos pacientes portadores desta síndrome. Mas, afinal, no que consiste essa dieta?

FODMAPS é um acrônimo do inglês de “Fermentable Olygosaccharides, Dissaccharides, Monosaccharides and Polyois”. São diversos carboidratos que são mal absorvidos e acabam ficando na luz do intestino, provocando muitos dos sintomas descritos anteriormente.

Alguns dos alimentos com alto teor de FODMAPS: frutas como maçã, pera e melancia, leite e derivados, biscoitos e pães a base de trigo ou centeio, feijão, grão de bico e lentilha. A lista de alimentos é bem grande, recomendamos uma pesquisa mais detalhada! Porém, o mais importante: PERCEBA QUE TODOS SÃO CARBOIDRATOS.

É bastante comum que muitos pacientes com síndrome do intestino irritável acabem se beneficiando de uma dieta low carb. Lembrando que as oleaginosas (como castanhas, pistache) e muitos adoçantes (como o xilitol), que são permitidos em uma dieta low carb, estão na lista dos FODMAPS e podem desencadear sintomas em algumas pessoas.

Uma coisa importante de salientarmos é que muitas doenças graves, como câncer de intestino, por exemplo, podem se manifestar com sintomas semelhantes ao da SII. Dessa forma, é imprescindível que você procure seu médico de confiança para uma avaliação detalhada antes de tomar autocuidados, principalmente se você já passou dos 50 anos!

Leia também:

[Artigo] Jejum intermitente: evolução e benefícios

[Artigo] Covid-19 e os pacientes acometidos pela diabetes mellitus

Imagem: Freepik

Por

Dr. Carlos Bastian

Médico e Cirurgião do Aparelho Digestivo


Carlos Bastian é cirurgião do aparelho digestivo, chefe de serviço de Endoscopia do Hospital Celso Ramos e também ...

Ler artigos

Receba nossas
novidades
e conteúdos

Preencha seus dados