Sobre

Brasil Low Carb


Sobre

O Brasil Low Carb surgiu para unir profissionais da saúde em prol de uma alimentação saudável com base em evidências científicas, reunindo conteúdos que endossam a estratégia alimentar que mais ganhou visibilidade – e respaldo científico – nos últimos anos, bem como promovendo seminários, cursos e outros eventos para disseminar conhecimento acerca da alimentação Low Carb. Nosso movimento tomou forma e concretizou-se a partir da realização do 1º Brasil Low Carb Floripa, em 2019, na época com o nome “Floripa Low Carb”, e agora ganha mais força com a ativação de diferentes plataformas e ações encabeçadas por profissionais gabaritados no país e no mundo – tudo isso tendo o importante apoio da ABLC – Associação Brasileira Low Carb. Vamos juntos propagar mais qualidade de vida, informar com credibilidade e conscientizar a classe – que engloba desde profissionais da saúde e entusiastas do assunto.

DEFINIÇÃO: O QUE É LOW CARB
Uma dieta Low Carb, como diz o nome, é uma dieta pobre em carboidratos. Ou seja, limita os carboidratos - como os encontrados em grãos, vegetais ricos em amido e frutas - e enfatiza os alimentos ricos em proteínas e gorduras. Existem diversas gradações nas dietas com pouco carboidrato. Cada dieta tem restrições variadas sobre os tipos e quantidades de carboidratos que você pode comer. Entretanto, é importante saber que você não precisa comer carboidratos. O corpo produz a partir da proteína e da gordura toda a glicose que necessita. A dieta Low Carb é reconhecida pela Associação norte-americana de Diabetes como o tratamento de referência para Diabetes Tipo 2. Importante notar que obesidade, pressão alta, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, câncer e demência têm relação direta com a resistência à insulina, resultado do consumo excessivo de carboidratos. Por que esperar ficar doente para parar de comer carboidratos?

ABLC


A ABLC visa ser a maior, mais importante e confiável entidade sobre o movimento Low Carb, promovendo, através da disseminação de informações e capacitação técnica, a valorização de profissionais da saúde que estejam comprometidos com a ciência e também empresas e marcas engajadas na qualidade de seus produtos. Em todos os eventos promovidos pelo Brasil LowCarb os associados da ABLC ganham descontos e benefícios. Parte da renda obtida através dos eventos e cursos realizados pelo movimento Brasil LowCarb são destinados para a Associação.

Conheça mais e associe-se

Diretrizes Low Carb


Diretrizes clínicas para restrição terapêutica de carboidratos - Fonte LowCarbsUSA

Faça o Download

Agenda de eventos


Acompanhe a agenda de eventos Brasil Low Carb

Confira

Colaboradores e Especialistas

Confira os profissionais que colaboram com o projeto Brasil LowCarb

Mariana Bastian

Brasil LowCarb


Mariana Bastian foi a primeira catarinense a obter a certificação de especialista em Low Carb High Fat / Keto pela Noakes Foundation (Cidade do Cabo, África do Sul). Uma grande entusiasta da estratégia alimentar Low Carb, Mariana idealizou e organizou a 1ª edição do Floripa LowCarb em 2019, que, mais tarde, devido à positiva repercussão, ganhou corpo e tornou-se um movimento: o Brasil LowCarb. Também é Diretora de Comunicação e Marketing da ABLC – Associação Brasileira LowCarb.

Ler artigos

Dr. Carlos Bastian

Médico e Cirurgião do Aparelho Digestivo


Carlos Bastian é cirurgião do aparelho digestivo, chefe de serviço de Endoscopia do Hospital Celso Ramos e também integra o corpo clínico do Checkup Executivo Baía Sul, do Hospital SOS Cardio e da Ultralitho Centro Médico. É especialista em prática clínica Low Carb High Fat / Keto pela Noakes Foundation (África do Sul).

Ler artigos

Mari Abreu

Nutricionista


Renomada nutricionista em Florianópolis, Mari Abreu é uma profunda conhecedora das estratégias alimentares Paleo e Low Carb. É nutricionista e coordenadora clínica no Checkup Executivo Baía Sul, na capital catarinense.

Ler artigos