Uma dieta rica em gordura pode ser saudável?

29.04.21

Uma dieta rica em gordura pode ser saudável?

Artigo

Separamos breves depoimentos de grandes nomes da medicina internacional, que há muito tempo vêm tentando desmistificar a crença popular de que gordura é algo necessariamente prejudicial, associado a doenças e à piora da saúde.

  • De acordo com o cardiologista norte-americano David Diamond, “a gordura saturada não obstrui as artérias. A doença cardíaca coronária é uma condição crônica, cujo risco pode ser efetivamente reduzido com intervenções em um estilo de vida saudável. Sabemos há 150 anos que uma dieta rica em carboidratos contribui para a gordura no sangue e contribui para a obesidade ”. Ele continua: “a ciência pobre que foi usada para apoiar a ideia de que o aumento da ingestão de gordura aumenta o colesterol e danifica as artérias foi criada por Ancel Keys, que não tinha experiência em nutrição, mas tinha um bacharelado em economia e um doutorado em Fisiologia. A teoria de Keys de que a gordura na dieta aumenta o risco de colesterol alto e ataque cardíaco foi baseada em uma ciência extremamente falha e tornou-se um dogma sem nunca ser rigorosamente avaliado”.
  • “Os cidadãos que cresceram desde a hipótese lançada por Keys foram guiados pelo maior engano científico de nossos tempos: a noção de que o consumo de gordura animal (saturada) causa doenças cardíacas” – George Mann, médico, em entrevista ao Nutrition Today, 1985.
  • “A crença de que a aterosclerose se deve ao colesterol alto foi perpetuada por forças poderosas usando táticas para preservar os lucros e a reputação daqueles que os promovem” – Paul Rosch, médico, em entrevista ao Scandinavian Cardiovascular Journal, 2008.
  • “A hipótese da ‘dieta cardíaca’ é sustentada por instituições sociais, políticas e financeiras que pouco têm a ver com ciência e sucesso estabelecido na saúde pública” – Uffe Ravnskov, médico PhD, 2008, na Dinamarca.

Fonte: Charlie Foundation

Por

Brasil Low Carb


www.brasillowcarb.com.br

Marcar consulta Conheça

Receba nossas
novidades
e conteúdos

Preencha seus dados


    Ao assinar você automaticamente concorda com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.