Os laticínios podem proteger contra diabetes e hipertensão?

Os laticínios podem proteger contra diabetes e hipertensão?

Um estudo incluindo quase 150.000 participantes descobriu que uma maior ingestão de produtos lácteos, particularmente variedades de gordura integral, está associada a um menor risco de hipertensão e diabetes

Notícia

As taxas de diabetes tipo 2 e hipertensão, ou pressão alta, estão aumentando nos Estados Unidos. Do jeito que está, os especialistas estimam que cerca de 34 milhões de pessoas nos EUA tenham diabetes e quase metade da população adulta tenha hipertensão. As taxas também estão aumentando em outras partes do mundo, especialmente no Ocidente. Consequentemente, os profissionais de saúde investem na compreensão de como prevenir essas doenças. Como uma dieta não saudável é um fator de risco significativo para ambos os problemas, ajustar a dieta parece ser uma abordagem promissora.

Os produtos lácteos são de particular interesse, após pesquisas que indicam que o consumo de lácteos está associado à redução da pressão arterial. Estudos também mostraram que comer mais laticínios está relacionado a um risco menor de diabetes.

No entanto, a maior parte desta pesquisa incluiu apenas participantes na Europa e na América do Norte, o que limitou a generalização dos resultados.

Agora, um grande estudo internacional com dados de quase 150.000 pessoas concluiu que uma maior ingestão de laticínios, especialmente variedades de gordura integral, está associada a um risco menor de diabetes e pressão alta.

O estudo também concluiu que o aumento do consumo de produtos lácteos com gordura integral foi associado a taxas mais baixas de síndrome metabólica – um conjunto de sintomas que aumentam o risco de doenças cardíacas.

Os resultados foram publicados na revista BMJ Open Diabetes Research & Care.

Escopo internacional

A investigação incluiu dados de 147.812 pessoas de 21 países, abrangendo Ásia, América do Norte e do Sul, África e Europa. Os participantes tinham idades entre 35 e 70 anos.

Os pesquisadores aprenderam sobre a ingestão de alimentos dos participantes ao longo de um ano por meio de questionários. Nestes, os participantes registraram o número de vezes que consumiram itens específicos de uma lista, com seguimento médio de 9 anos.

Entre os laticínios da lista estavam leite, iogurte, queijo e pratos preparados com laticínios.

Os pesquisadores não incorporaram dados de ingestão de manteiga e creme na análise geral, uma vez que não eram comuns em muitas das áreas dos participantes. No entanto, a equipe avaliou associações entre a ingestão e os resultados de saúde separadamente.

Os produtos lácteos foram classificados como gorduras integrais, como leite integral, ou com baixo teor de gordura, como leite desnatado. Os pesquisadores também consideraram informações sobre o histórico médico de cada participante, prescrições, educação, pressão arterial, circunferência da cintura e níveis de glicose e gordura no sangue. As últimas medidas são importantes para determinar se uma pessoa tem síndrome metabólica ou diabetes tipo 2.

Pelo menos 2 porções diárias

Os resultados do estudo mostraram que, em média, as pessoas comiam 179 gramas de laticínios por dia. Isso é um pouco menos do que um copo de leite ou iogurte por dia, cada um medindo 244 gramas.

As pessoas na Europa e nas Américas do Norte e do Sul, em média, comem mais laticínios do que as da Ásia e da África. As pessoas na Europa e na América do Norte também tendiam a comer mais laticínios com baixo teor de gordura, enquanto as de outras regiões consumiam mais variedades de gordura integral.

Ao analisar as associações, os pesquisadores descobriram que comer pelo menos 2 porções de laticínios por dia estava associado a um risco 24% menor de síndrome metabólica, em comparação com não ter laticínios.

Comer pelo menos 2 porções de laticínios integrais, entretanto, foi associado a um risco 28% menor de síndrome metabólica. Consumir apenas laticínios com baixo teor de gordura não foi associado a uma redução no risco de síndrome metabólica.

Embora a ingestão de manteiga também tenha sido associada a um menor risco de síndrome metabólica, o consumo era muito baixo, em média 3 gramas por dia, e os dados disponíveis eram limitados.

Baixo teor de gordura nem sempre é mais saudável

Tomar pelo menos 2 porções por dia de qualquer laticínio também foi associado a um risco 11–12% menor de diabetes e pressão alta. A associação foi mais forte naqueles que consumiram laticínios integrais.

Resumindo os resultados, o co-autor do estudo Andrew Mente, Ph.D., investigador principal do Population Health Research Institute, em Hamilton, Ontário, disse:

“A maior ingestão de alimentos lácteos, como leite, iogurte e queijo, especialmente laticínios integrais em vez de laticínios com baixo teor de gordura, está associada a uma menor prevalência de síndrome metabólica e a um menor risco de desenvolver hipertensão e diabetes.”

As descobertas podem parecer contraintuitivas, já que muitas pessoas tendem a pensar em produtos de gordura integral como menos saudáveis ​​do que alternativas com redução de gordura. Os autores esperam dissipar esse mito.

“Os alimentos lácteos e a gordura láctea fornecem proteínas de alta qualidade e uma ampla gama de vitaminas e minerais essenciais, incluindo cálcio, magnésio, potássio, zinco, fósforo e vitaminas A, B-12 e riboflavina”, explica Mente.

Embora ainda não esteja claro como os laticínios podem proteger contra os problemas de saúde em questão, os pesquisadores esperam confirmar suas descobertas em grandes testes de longo prazo.

Se suas conclusões forem confirmadas, dizem os pesquisadores, aumentar o consumo de laticínios pode ser uma “abordagem viável e de baixo custo” para reduzir as taxas de síndrome metabólica, pressão alta e diabetes em todo o mundo.

Fonte: Medical News Today

Link da publicação original: https://www.medicalnewstoday.com/articles/could-dairy-protect-against-diabetes-and-hypertension

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