21.12.21

Dúvidas para as ceias de fim de ano? Separamos dicas para refeições deliciosas e saudáveis

Por mais surpreendente que pareça, as celebrações de Natal e Ano Novo costumam ser refeições bastante ricas em proteínas (peru, chester, pernil, tender, bacalhau...); portanto, a atenção maior deve ficar nos acompanhamentos. Pequenas substituições já fazem toda a diferença.

Notícia
Receita

Festas de fim de ano são sinônimo de fartura, confraternizações entre familiares e amigos e muita comida, mas engana-se quem pensa que, necessariamente, isso significa abandonar a sua estratégia alimentar seguida durante todo o ano. Ninguém aqui está falando de passar vontade, privar-se de bons momentos e festejar; estamos falando de aprender a fazer boas escolhas!

Afinal, quando falamos em Low Carb estamos falando em comida de verdade, o que a natureza nos oferece; basicamente, eliminar “alimentos” ultraprocessados, açúcar, farináceos e alguns venenos da indústria como margarina e óleos vegetais. E, acredite, tirando “tudo” isso ainda sobram MUITOS alimentos deliciosos e ricos nutricionalmente, para deixar as suas comemorações de fim de ano completas e saudáveis.

Aliás, por mais surpreendente que pareça, as celebrações de Natal e Ano Novo costumam ser refeições bastante ricas em proteínas (peru, chester, pernil, tender, bacalhau…); portanto, a atenção maior deve ficar nos acompanhamentos. Pequenas substituições já fazem toda a diferença.

Algumas dicas:

– Lembre-se de ler os rótulos dos alimentos. Mesmo ao comprar as proteínas no supermercado, há bastante diferença na lista de ingredientes. Um simples Tender (que seria carne suína) pode ter aditivos como Maltodextrina e proteína de soja. Atenção redobrada para as carnes já temperadas (a lista de ingredientes costuma aumentar bastante!).

– Capriche nas entradinhas: uma boa tábua de frios, com queijos (dê preferência para os mais curados), azeitonas, castanhas, nozes… escolha também umas frutas vermelhas, como amoras e cerejas, para deixar mais colorido e nutritivo.

– Para quebrar a mesmice do Chester e Peru assados da forma tradicional, prepare molhos cítricos para dar um toque extra de sabor. Um bem simples: refogue cebola e alho bem picadinhos em manteiga, adicione polpa de 2 maracujás, um copo de espumante, sal e pimenta.

– A tradicional salada de batatas com maionese que muitos costumam servir para acompanhar carnes pode ser substituída pela salada de couve-flor com maionese.

– Alguns legumes que entram em uma estratégia Low Carb e não costumam estar no prato do dia a dia da maioria dos brasileiros podem ser boas escolhas para montar saladas diferentes para a Ceia: aspargos, rabanete, alcachofra e couve-de-bruxelas. Escolha ao menos 2 deles para misturar aos básicos alface, rúcula, tomates, cebola, cenoura e… voilà! Você terá uma salada bem diferente para surpreender.

– Experimente trocar a tradicional farofa à base de farinhas como mandioca e milho por uma farofa low carb (sugerimos usar metade farinha de amêndoas e a outra metade de farinha de coco). Refogue bem cebola, alho e bacon com uma quantidade generosa de manteiga antes de adicionar as farinhas e, para finalizar, adicione suas ervas favoritas. Receita detalhada aqui.

– Para a sobremesa, duas sugestões: o nosso mousse de chocolate low carb (receita no feed do @brasillowcarb_) e uma boa travessa com frutas vermelhas (morangos, cerejas, framboesa, mirtilo…) acompanhada de um Chantilly low carb (basta bater por 5 minutos creme de leite fresco, xilitol e um toque de essência de baunilha).

Feliz Natal e um ótimo fim de ano!



Foto: Claudio Schwarz / Unsplash

Avatar Brasil Low Carb

Por

Brasil Low Carb


www.brasillowcarb.com.br

Marcar consulta Conheça
Selo

Receba nossas
novidades
e conteúdos

Preencha seus dados


    Ao assinar você automaticamente concorda com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.