20.06.20

A dieta cetogênica pode ajudar as pessoas a respirar com mais facilidade – literalmente

Artigo

É fácil supor que seguir uma dieta especial não ajudará muito quando você tiver uma condição pulmonar grave, como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Mas, especialistas afirmam que o que você come pode realmente causar um impacto sólido em seus sintomas.

DPOC é um termo genérico para um grupo de doenças pulmonares progressivas que bloqueiam o fluxo de ar e dificultam a respiração, de acordo com a American Lung Association. Não há cura para a DPOC, mas o tratamento geralmente envolve certos medicamentos para ajudar a abrir as vias aéreas, a reabilitação pulmonar, o oxigênio suplementar e, em casos graves, a cirurgia. Mas há também ajustes no estilo de vida que as pessoas também podem adotar, incluindo comer os alimentos certos.

“A dieta é onde as pessoas com DPOC geralmente cometem erros”, disse Raymond Casciari, MD, pneumologista do Hospital St. Joseph, em Orange, Califórnia. O motivo da dieta causar tanto impacto é que seu corpo precisa trabalhar para transformar os alimentos que você come em combustível – o que é chamado de metabolismo, explica Casciari, e requer oxigênio para funcionar de maneira eficaz. Como resultado de seu corpo decompor os alimentos como combustível, ele produz energia e dióxido de carbono, um resíduo que você expira.

Quando seu corpo decompõe carboidratos, produz a maior quantidade de dióxido de carbono para a quantidade de oxigênio que você usa, diz o pneumologista. Mas quando decompõe a gordura, produz a menor quantidade de dióxido de carbono para a quantidade de oxigênio que você usa. Portanto, para pessoas com DPOC, adotar uma dieta pobre em carboidratos e com mais gordura pode ajudá-las a respirar com mais facilidade. “Se você seguir uma dieta rica em carboidratos e tiver DPOC, ficará sem ar”, diz Casciari. “O melhor tipo de dieta para uma pessoa com DPOC é um plano alimentar com alto teor de gordura, alta proteína e baixo teor de carboidratos, como a cetogênica”.

A cetogênica (ou keto) é rica em gordura e pobre em carboidratos. Funciona para colocar você em cetose, um estado em que seu corpo entra quando não possui carboidratos suficientes para que suas células usem como energia. Seu corpo, então, começa a produzir compostos orgânicos chamados cetonas que ele usa para energia em vez de carboidratos, e também começa a queimar gordura para obter mais energia.

Acredita-se que a dieta também ajude a diminuir a inflamação corporal, e isso também pode ajudar as pessoas com DPOC, disse Albert A. Rizzo, MD, diretor médico da American Lung Association. “A DPOC é uma doença que causa inflamação nas vias aéreas. A inflamação não é boa para os órgãos do corpo. Queremos tentar diminuir a inflamação corporal”, explica ele.

E, finalmente, a dieta cetogênica pode ajudar a diminuir o IMC (índice de massa corporal) de uma pessoa, o que indiretamente pode ajudar na DPOC, diz Rizzo. “Pessoas com DPOC terão menos falta de ar quando estiverem carregando menos peso”, diz ele.

A maioria dos benefícios de seguir uma dieta rica em gorduras e com pouco carboidrato quando você tem DPOC é anedótica, uma vez que isso não foi amplamente estudado, observa Rizzo. Ainda assim, os pacientes percebem uma mudança. “Alguns percebem que podem andar mais rápido e subir degraus com mais facilidade”, diz Rizzo. Casciari também teve pacientes relatando mudanças positivas depois de seguir a dieta. “Os pacientes dizem que se eles comem muitos carboidratos, como cereais, pães, grãos e açúcares, ficam mais sem fôlego e menos capazes de se exercitar do que se comessem coisas ricas em gordura, como carnes e queijos”, diz ele.

A dieta cetogênica é notoriamente rigorosa, mas Casciari diz que pacientes com DPOC não precisam ser seguidores obstinados para colher os benefícios. Em vez disso, ele recomenda ter bastante frutas e vegetais frescos em sua dieta e evitar alimentos processados, além de se concentrar em comer muitas gorduras saudáveis ​​e minimizar carboidratos simples, como pão branco e açúcar. “Então você terá uma dieta melhor e respirará mais fácil”, diz ele.


FONTE: Yahoo Lifestyle
Tradução literal de matéria publicada pelo site Yahoo Lifestyle em 22/03/2019. Link disponível: https://finance.yahoo.com/news/keto-diet-can-help-people-breathe-easier-120018635.html

Pessoas foto criado por freepik – br.freepik.com

Avatar Brasil Low Carb

Por

Brasil Low Carb


www.brasillowcarb.com.br

Marcar consulta Conheça
Selo

Receba nossas
novidades
e conteúdos

Preencha seus dados


    Ao assinar você automaticamente concorda com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.