“Veganuary” é mesmo saudável?

“Veganuary” é mesmo saudável?

Uma resposta ao projeto que incentiva a adesão ao veganismo em janeiro

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Veganuary é mesmo saudável? - brasil low carb

O projeto “Veganuary” foi lançado no Reino Unido em 2014 com o apoio de celebridades, tanto internacionais como uma famosa ex-apresentadora de TV no Brasil. No site, dizem que “o Veganuary tem inspirado mais de meio milhão de pessoas em 178 países a experimentar a dieta vegana em janeiro.”

Em artigo publicado no blog da pesquisadora e escritora na área de alimentação e saúde Zoe Harcombe, o tal do Veganuary pode até parecer “inofensivo” ao convidar as pessoas a aderirem à dieta em janeiro, mês em que qualquer dieta – após um provável período de excessos no fim de ano e férias – já fará com que a pessoa se sinta melhor. O mês não foi escolhido por acaso.

O site continua: “Nossa visão é simples; queremos um mundo vegano”. Um gráfico de pizza na página inicial mostra que os motivos dos usuários para participar do Veganuary seriam: 46% por questão de saúde; 34% pelos animais; 12% pelo meio ambiente e 8% deram outros motivos. Devido ao tópico SAÚDE ter sido o mais votado, levantamos a questão: será mesmo que a dieta vegana é saudável para o nosso corpo?

Destacamos abaixo alguns trechos do artigo de Zoe Harcombe, que é Ph.D em nutrição em saúde pública:

“Uma dieta vegana não fornece retinol, B12, D3, ferro heme ou ômega-3 nas formas necessárias ao corpo, e provavelmente é deficiente em cálcio, iodo, ferro e zinco.”

“As informações no site da campanha afirmam a importância dos nutrientes vitais, mas não esclarecem a origem do nutriente exigida pelo corpo (a animal).”

“As recomendações para suplementar / consumir alimentos fortificados (que são meramente suplementos de alto teor calórico) são inconsistentes, mas

incluem vitamina B12, vitamina D, iodo e ferro, e deveriam incluir algas e provavelmente cálcio e zinco. As recomendações para suplementar são admissões de deficiências.”

“Quem pratica o Veganuary provavelmente sente benefícios a curto prazo após as indulgências do Natal. No entanto, surgirão problemas de saúde se as pessoas não fizerem suplementos adequados para evitar as deficiências que existem no veganismo. Pessoas que não convertem as formas vegetais em animais de nutrientes (por exemplo, caroteno em retinol) podem ser incapazes de manter uma dieta vegana sem danos graves.”

“Uma dieta saudável fornece os nutrientes de que precisamos. Uma dieta saudável não requer suplementos. Uma dieta vegana requer suplementos. De fato, não é saudável.”

Quer ler o artigo de Zoe na íntegra? Acesse:

Is Veganuary healthy?

imagem: freepik.com

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