Quais são as fontes naturais de creatina?

29.03.21

Quais são as fontes naturais de creatina?

Conheça a importância deste nutriente para inúmeras funções no corpo

Notícia

Quando você escuta alguém falar de creatina logo vem à cabeça aquele suplemento usado por atletas, certo? Mas sabia que a creatina é um nutriente natural encontrado basicamente nas carnes e que é fundamental para o funcionamento do nosso organismo?

Sim, umas das principais funções da creatina é sua participação na produção de energia, num processo que chamamos ressíntese do ATP. Traduzindo… basicamente, a Adenosina Trifosfato (ATP) seria como se fosse o combustível do seu carro. A partir dos macronutrientes, lá no interior da mitocôndria, nosso corpo produz ATP e usa como combustível para todas as atividades do corpo. No organismo, a creatina se une ao fosfato, formando a fosfocreatina. Quando nosso corpo “queima” ATP (usa o combustível) ela perde um fosfato e vira ADP (adenosina difosfato). A fosfocreatina doa um fosfato para essa ADP para a criação (ressíntese) de um novo ATP, e assim sucessivamente.

Tal processo se dá dentro de cada célula do corpo, gerando energia para todas as nossas atividades, e não só para atividades de alta intensidade! Até mesmo para pensar nosso corpo precisa de energia. Nesse sentido, a deficiência de creatina pode afetar qualquer mecanismo do corpo, de função motora à cognitiva.

Mesmo sendo um nutriente não essencial – sim, nosso corpo é capaz de sintetizar parte da creatina que necessitamos diariamente (em média 1g por dia), a partir da síntese dos aminoácidos glicina, arginina e metionina (produção endógena) –, o restante dessa creatina precisa vir da alimentação ou suplementação. Como já falamos, a principal fonte de creatina na alimentação são as carnes. Em média 1kg de carne proporciona de 4,5h a 5g de creatina. Na carne de frango, são 3,5g de creatina a cada quilo de carne; na carne suína, 5,0g; no salmão e no atum, 4,5g.

Converse com seu nutricionista, avalie sua necessidade diária de creatina e ingestão. É de suma importância para sua saúde e qualidade de vida!

Colaborou: @guilherme.frandolozo

Por

Brasil Low Carb


www.brasillowcarb.com.br

Marcar consulta Conheça

Receba nossas
novidades
e conteúdos

Preencha seus dados


    Ao assinar você automaticamente concorda com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.