Jejum é moda?

16.04.21

Jejum é moda?

Artigo

Exemplos históricos da defesa do jejum por médicos e grandes autores desde o século XIX

Por Dr Carlos Bastian *

Que jejuar é uma prática comum entre os religiosos não é novidade, mas você sabia que a literatura já conta com autores que fizeram história ao defender – e testar em si mesmos – o jejum desde o século XIX? Reunimos aqui alguns dos muitos exemplos destes que foram alguns dos autores pioneiros, entre eles alguns médicos, ao publicarem estudos aprofundados sobre o tema:

  • Edward Hooker Dewey (1837-1904) graduou-se em Medicina pela Universidade de Michigan em 1864. Começou a trabalhar em Meadville, Pennsylvania, em 1866, tendo sido um dos pioneiros no uso do jejum terapêutico. Seu livro The True Science of Living (1895) foi reimpresso pelo menos quatro vezes até 1908. Sua continuação The No-Breakfast Plan and the Fasting Cure (1900) obteve grande sucesso. Dewey defendia que as pessoas deveriam se abster completamente do café da manhã e consumir apenas duas refeições ao dia. Ele atribuía todas as doenças e problemas fisiológicos à alimentação excessiva. Defendia jejuns prolongados e acreditava que a abstinência de comida poderia curar a insanidade e as doenças mentais.
  • Outro que se destacou no inicio do século por suas obras sobre jejum foi o escritor americano Upton Beall Sinclair Jr (1878-1968), nascido em Baltimore, Maryland. Escreveu perto de 100 livros. Sinclair era profundamente interessado em saúde e nutrição. Foi autor do livro The Fasting Cure (1911). Acreditava que o jejum periódico era importante para a saúde, vangloriando-se por ter feito diversos jejuns de dez a doze dias, resultando em uma recuperação plena e completa de sua saúde.
  • Entre alguns notáveis defensores do jejum está Henry Samuel Tanner (1831-1918), médico inglês que em 1880 fez um jejum de 40 dias, na época documentado por jornais e diversas testemunhas.

Se interessa sobre o tema? Cadastre-se abaixo para ficar sabendo em primeira mão sobre um lançamento que estamos preparando; um material de leitura fácil que irá te ajudar a implementar o jejum intermitente no seu dia a dia.

Preencha o fomulário e receba informações



    Por

    Dr. Carlos Bastian

    Médico e Cirurgião do Aparelho Digestivo


    Carlos Bastian é cirurgião do aparelho digestivo, chefe de serviço de Endoscopia do Hospital Celso Ramos e também integra o corpo clínico do Checkup Executivo Baía Sul, do Hospital SOS Cardio e da Ultralitho Centro Médico. É especialista em prática clínica Low Carb High Fat / Keto pela Noakes Foundation (África do Sul).

    Marcar consulta Ver artigos

    Receba nossas
    novidades
    e conteúdos

    Preencha seus dados


      Ao assinar você automaticamente concorda com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.