Gorduras essenciais: Ômega 6 e Ômega 3

Gorduras essenciais: Ômega 6 e Ômega 3

Por Mari Abreu (Nutricionista, Florianópolis)

Artigo
Gorduras essenciais: Ômega 6 e Ômega 3

Alguns nutrientes necessários para o corpo nós não conseguimos produzir: entre eles, os ácidos graxos (gorduras) ômega 6 e ômega 3. Por isso, são denominados ácidos graxos essenciais. Precisamos ingerir através de alimentos ricos em ômega 3 e 6 ou de suplementação.

Ingerir gorduras é necessário: as vitaminas A,E, K e D são absorvidas somente se ingeridas junto a boas gorduras. Por outro lado, todas as células do nosso corpo necessitam de boas gorduras, assim como os tecidos e os sistemas metabólicos. Seu cérebro é 60 a 70 % gordura, seu corpo tem entre 16 a 20% de gordura se você for homem, ou 20 a 24 % se for mulher. Claro que você pode ter mais; neste caso está simplesmente armazenando gordura, que seu corpo pode usar como fonte de energia, quando necessário. Isto é da nossa natureza. É assim funcionamos.

Nosso corpo consegue produzir toda a gordura que necessitamos a partir do que você come, com duas exceções: as gorduras ômega 6 e ômega 3. A partir destes dois ácidos graxos muitas outras substâncias são produzidas, participando de uma série de processos em nosso organismo.

O ômega 6 é importante na formação das membranas celulares e na função cerebral, na recomposição dos ossos e da pele, assim como no crescimento dos cabelos e na regulação do metabolismo e do sistema reprodutivo. Pode ser encontrado nas carnes, ovos, castanhas, amendoim, sementes e óleos vegetais.

O ômega 3 é importante na formação da regulação do metabolismo, no sistema imunológico e na regulação dos processos inflamatórios do corpo. Pode ser encontrado nas carnes, principalmente de peixes como a sardinha e o salmão, mas também em vegetais como a linhaça, nozes e a chia.

É superimportante manter uma relação razoável na proporção entre ômega 6 e ômega 3.

O ideal é consumirmos peixes duas a três vezes na semana, adicionar na salada e fazer o preparo dos legumes com azeite de oliva, castanhas e nozes. Desta forma estaremos garantindo a quantidade necessária dessas gorduras essenciais.

@nutrimariabreu

Leia Mais

[Artigo] O que são macronutrientes – e quais deles são essenciais

• [Artigo] Obesidade: o mal do século XXI

• [Artigo] Alimentação em tempos de coronavírus

Imagem: freepik

Por

Mari Abreu

Nutricionista


Renomada nutricionista em Florianópolis, Mari Abreu é uma profunda conhecedora das estratégias alimentares Paleo e ...

Ler artigos

Receba nossas
novidades
e conteúdos

Preencha seus dados