29.01.21

Fontes de energia

A dieta atual padrão é compatível com a programação genética humana?

Artigo

Os humanos foram programados por meio da pressão de seleção ambiental para preferir a gordura como fonte primária de combustível, tanto de armazenamento quanto de fontes dietéticas. Mas isso contrasta fortemente com a sabedoria convencional que sugere que os carboidratos devem formar a base de uma dieta saudável. A dieta moderna, rica em carboidratos e baseada em grãos, criou uma dependência de carboidratos externos para obter energia em detrimento do metabolismo eficiente da gordura. Isso nos faz lutar para manter os níveis de energia estáveis, já que dependemos muito de um suprimento constante de calorias ingeridas.

Em vez de tirar proveito das reservas de gordura abundantes e diversos outros mecanismos internos para a produção de energia (ex: glicogênio armazenado, gliconeogênese, produção de cetona), o atual padrão alimentar estimula excessivamente a produção de insulina. Com a insulina cronicamente elevada para lidar com o padrão alimentar rico em carboidratos, geneticamente desconhecido, fontes abundantes de energia ficam trancadas e inacessíveis nas células adiposas e outras células.

Além disso, uma dieta rica em carboidratos é pró-inflamatória, supressora da imunidade e perturbadora do equilíbrio hormonal, aumentando o risco de diversos problemas de saúde e doenças graves.

As necessidades de glicose de seus músculos e órgãos podem ser mais que satisfeitas por uma ingestão razoável de alimentos primários que contêm carboidratos (vegetais, frutas, nozes e sementes), bem como os processos internos de gliconeogênese (conversão de aminoácidos em glicose) e produção de cetonas no fígado.

As cetonas são subprodutos do metabolismo das gorduras quando a ingestão de carboidratos é muito baixa. São utilizadas pelo corpo da mesma maneira que a glicose, tornando esta fonte de energia interna um substituto eficaz e de queima limpa para a energia fornecida pelos carboidratos ingeridos.

Fontes:

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/10702160/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1373635/

Imagem: freepik.com

Avatar Mariana de Abreu Bastian

Por

Mariana de Abreu Bastian

Brasil LowCarb


Certificada como especialista em Low Carb High Fat (LCHF) / Keto pela Noakes Foundation (África do Sul), com ênfase no acompanhamento e adesão de uma alimentação e estilo de vida saudáveis, Mariana Bastian é ex-diretora administrativa da ABLC – Associação Brasileira Lowcarb e é a idealizadora e CEO do projeto Brasil Low Carb. É também certificada pelo Master Coach pelo Instituto Primal Health Coach, do renomado autor e atleta norte-americano Mark Sisson, e membro do comitê internacional da The Society of Metabolic Health Practitioners (SMHP), organização não-governamental sediada nos EUA. É estudante de Nutrição no Brasil e entusiasta da Agricultura Regenerativa, já que a sua grande preocupação é a saúde sistêmica, com um olhar abrangente: do campo à mesa.

Ver artigos
Selo

Receba nossas
novidades
e conteúdos

Preencha seus dados


    Ao assinar você automaticamente concorda com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.