02.12.21

Cobertura: Brasil Low Carb Floripa 2021

Confira como foi o evento formado por workshops e palestras que reuniu grandes nomes da Medicina e da Nutrição para discutir dogmas da saúde

Brasil LowCarb 2021

A 2a edição do congresso promovido pelo Brasil Low Carb movimentou Florianópolis (SC) nos dias 19 e 20 de novembro de 2021, com a realização de workshops no Hotel Intercity Portofino e de uma intensa programação de palestras na ACATE. Neste ano, o evento foi realizado em formato híbrido: além do público que acompanhou as palestras presencialmente, o conteúdo também foi transmitido on-line. A gravação completa inclusive está disponível para quem não pôde assistir durante a transmissão. A produção foi assinada pela SB+ Eventos.

Para a idealizadora do Brasil Low Carb e organizadora do evento, Mariana Bastian, foi a materialização de um grande sonho. “Nós nascemos para ser saudáveis! Nossos hábitos alimentares hoje impactam a nossa saúde como um todo, não apenas a questão do peso, por isso a importância de reunir profissionais de excelência, em diferentes áreas, para embasar esta discussão sobre saúde e alimentação com o mais alto nível de evidências científicas”, explica Mariana. Na ocasião, já foi anunciado o evento de 2022.

Mariana Bastian (foto: Fabricio Sousa)


Como foram os workshops:

No dia destinado aos workshops, o especialista em Nutrição Esportiva André Burgos e a nutricionista Letícia Moreira comandaram o “Atletas lowCarb”, que desmistificou a necessidade de carboidrato para o bom desempenho em treinos e até mesmo ultramaratonas. “Quando nos libertamos da dependência do carboidrato, o corpo preserva o glicogênio”, explicou André. Letícia destacou o exitoso estudo de caso do atleta Alessandro Medeiros, brasileiro radicado nos Estados Unidos, o primeiro atleta do mundo a participar do Ultraman em 2019 no Hawai sendo adepto da dieta Low carb / cetogênica.

A cientista de alimentos Sarita Fontana ajudou os participantes a interpretar de forma mais criteriosa os produtos alimentícios durante o workshop “Decifrando rótulos”, mostrando que nem todo industrializado é necessariamente um alimento ruim. Já a culinarista Janaina Del Castanhel, a “Jhana Low Carb”, mostrou de forma prática como aplicar a dieta low carb no dia a dia, com receitas simples e saborosas.

Dr Fernando Graça Aranha, diretor do Hospital SOS Cardio, abriu a programação de palestras (foto: Fabricio Sousa)


Muito conteúdo com 10 palestrantes:

A programação do sábado reuniu um imponente time de profissionais da saúde, entre médicos, nutricionistas e educadores físicos, para aprofundar na dieta low carb, hábitos alimentares e doenças crônicas. O cardiologista Fernando Graça Aranha, diretor técnico do Hospital SOS Cardio, desmistificou a relação entre o consumo de gorduras de origem animal e doenças cardíacas. Na sequência, o cardiologista Aseem Malhotra, diretamente do Reino Unido, questionou a eficácia das diretrizes que sempre pregaram a redução do colesterol para controlar as doenças cardíacas, condenando principalmente o grande aumento no consumo de alimentos ultraprocessados e, novamente, mostrando que o consumo de carne não é o inimigo da saúde do coração.

O médico especialista no aparelho digestivo Carlos Bastian explanou sobre a resistência à insulina e a esteatose hepática, popularmente conhecida como gordura no fígado, mostrando que na verdade a ingestão de gorduras não é a maior vilã – e sim a frutose. A nutricionista Patrícia Ayres falou sobre a importância dos micronutrientes, abordando o papel da alimentação na construção da saúde física, emocional e mental.

Uma das maiores sumidades do Brasil quando o assunto é Low Carb, o médico José Carlos Souto mostrou que adotar a dieta não precisa ser complicado, sofisticado e nem caro. “Low carb é baixo carboidrato, não alta gastronomia”, disse ao fazer alusão às receitas “instagramáveis”, com inúmeros ingredientes e muito elaboradas publicadas nas redes sociais. “Dá para fazer low carb no bandejão da empresa”, completou o Dr Souto.

As plantas são mesmo nossas amigas em uma dieta saudável? Foi a pergunta feita e respondida pelo médico Vitor Azzini, que desmistificou a ideia propagada massivamente pela mídia de que tudo de origem vegetal seria uma melhor alternativa para a saúde. Uma das grandes surpresas entre os palestrantes foi o norte-americano Robert Cywes, mais conhecido como “Carb Addiction Doc”, que ganhou notoriedade ao tratar pacientes obesos e diabéticos como dependentes de carboidratos, usando estratégias como a dieta cetogênica.

Dr José Carlos Souto (foto: Fabricio Sousa)

O psiquiatra Régis Chachamovich abordou o impacto das nossas escolhas alimentares na saúde mental, destrinchando questões teóricas e práticas da Psiquiatra Nutricional. Compartilhou, por exemplo, estudos que mostram associação entre o aumento de casos de déficit de atenção entre crianças e uma dica rica em carboidratos refinados.

O especialista em musculação Felipe Piacesi também derrubou paradigmas, principalmente sobre a quantidade e duração dos treinos de força. O nefrologista José Neto fez uma análise baseada em evidências sobre a polêmica relação Proteínas e Rins, e reforçou uma frase que já se tornou uma marca registrada: “nunca vi um paciente precisar faz diálise por comer muito bife e ovos”.

O evento Brasil Low Carb Floripa 2021 contou com o patrocínio do Hospital SOS Cardio, Disblenda Café, Equaliv, Doctor’s First e Cozinha de Pedra (Paleo Food).



Fotos: Fabricio Sousa

Para conferir mais imagens do evento, confira a cobertura completa dos fotógrafos Fabrício Sousa e Luciana Moreira, com as galerias de imagens registradas nos Workshops e Seminário:


Garanta o seu ingresso para o evento Brasil Low Carb Floripa 2022.

Confira a gravação completa, em vídeo, das palestras do Brasil Low Carb Floripa 2021.

Avatar Brasil Low Carb

Por

Brasil Low Carb


www.brasillowcarb.com.br

Marcar consulta Conheça
Selo

Receba nossas
novidades
e conteúdos

Preencha seus dados


    Ao assinar você automaticamente concorda com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.