[Artigo] Posso continuar ou começar uma dieta em tempo de coronavírus?

[Artigo] Posso continuar ou começar uma dieta em tempo de coronavírus?

Por Polyana Rossi da Rocha Freitas, Nutricionista, a @nutridaspanelas

Artigo

Estamos passando por uma transição de valores e de rotina de vida. Obrigados a desacelerar, repensar e reestruturar muitas coisas, tanto na vida pessoal como no trabalho. Um bom momento para deixar para trás antigos hábitos, os que já não nos serviam mais, aqueles que mesmo com tanta informação ao nosso alcance ainda insistíamos em manter… Não seremos mais os mesmos após essa tempestade – e isso pode ser muito bom. Podemos e devemos tirar proveito disso.

Falando em alimentação, nossos hábitos nunca foram tão importantes. A Covid-19 entra pela portinha da imunidade. Isso é fato: na natureza, vence o mais forte. E a alimentação é um fator decisivo para fortalecer ou enfraquecer nossas defesas. Mas, para muitos, surge a dúvida: posso começar uma dieta, mudar a minha alimentação, logo nessa época? Não é arriscado? Não vou ficar fraco?

A resposta é simples. Essa é a hora de intensificar o autocuidado. Seja na higiene, bem-estar, no comportamento social como também – e principalmente – na alimentação. O equilíbrio entre o corpo e a mente. Devemos estar fortes para o enfrentamento.

Na alimentação low carb são priorizados alimentos com alta densidade nutricional, que é a relação entre a quantidade de nutrientes e calorias por porção. Ou seja, alimentos nutricionalmente completos e essenciais à vida. Diferente da imagem que muitos têm, a low carb não é uma estratégia alimentar restritiva, que faz o paciente ficar com fome e fazer contas mirabolantes de calorias. Pelo contrário. A restrição de carboidratos tem relação com saúde e prevenção para indivíduos saudáveis ou portadores de doenças como obesidade, diabetes, síndrome metabólica, câncer. Com comprovação por diversos estudos científicos de alta qualidade.

A prioridade por ordem de densidade nutricional são as carnes de todos os tipos, vísceras, ovos, lacticínios, hortaliças, nozes, castanhas e sementes, frutas e gorduras naturais. Essa é a melhor definição da comida de verdade, que você pode garantir facilmente em feiras, peixarias e açougues.

A culinária é uma poderosa ferramenta que, além do aconchego, faz adaptações e variações para o dia a dia, tornando-se o elo entre a orientação dietética e o prazer à mesa. Estratégia de ouro para ajudar a combater ou evitar enfermidades e também no controle do peso durante o distanciamento social. Outro fator preocupante é o aumento da ansiedade na administração das novas rotinas, despertando “aquela vontade de comer”. Sim, essas ideias vão invadir nossas mentes.

Faça refeições completas para garantir saciedade e evitar os “belisquetes” e excesso de receitinhas hipercalóricas, mesmo sendo low carb. As leis da alimentação (ESCUDEIRO, Pedro, 1937) seguem vigentes: qualidade, quantidade, harmonia e adequação. Com ajuda profissional, tenha certeza que alimentação low carb é uma estratégia segura, saudável e será adaptada para os seus objetivos. Otimize seu tempo e aproveite para mudar seus hábitos alimentares. Logo estaremos juntos de forma presencial. Saúde para todos.

Imagem:

Alimento foto criado por azerbaijan_stockers – br.freepik.com

Por

Polyana Rossi da Rocha Freitas

Nutricionista


Nutricionista há 26 anos, mais de 7 anos de prática clínica em Low Carb. Pós Graduada em Gestão de Negócios e Q ...

Ler artigos

Receba nossas
novidades
e conteúdos

Preencha seus dados