15.03.21

[Alerta] Sociedade de Cardiologia ainda recomenda o consumo de margarina (e outros industrializados ultraprocessados)

Notícia

Nos surpreendemos essa semana ao pesquisar o site da Sociedade Brasileira de Cardiologia e ainda encontrar algo que para nós, e todos que se mantém atualizados com a saúde baseada em evidências, já era um assunto superado: os males gravíssimos provocados por alimentos como a margarina – que por décadas nos foi vendido como algo saudável, benéfico para a saúde cardiovascular e melhor do que a manteiga (gordura saturada).

E, pior, essa mesma sociedade, SBC, afirmar que todos os produtos ali recomendados e aprovados por eles são “rigorosamente testados por uma equipe de médicos e técnicos, para determinar se um produto pode ser oficialmente recomendado como saudável para as pessoas que têm ou desejam prevenir problemas cardíacos, pressão alta, diabetes ou obesidade, as quais necessitam uma dieta especialmente saudável”. Isso é muito sério.

Outro trecho da publicação no site da SBC, curiosamente hospedado em um link com as palavras “sócios” e “produtos”, diz que “já receberam o Selo de Aprovação quatro marcas de óleo de cozinha, sete tipos de iogurtes especiais entre naturais e com adição de frutas, algumas margarinas, leites de soja, cereais matinais, um queijo fresco que comprovadamente tem 0% de gordura, aveias em flocos (…) e até alguns medicamentos, como anti-hipertensivos, testados e aprovados pela entidade médica, o que representa uma garantia para os profissionais que os receitam.” Isso é mais do que sério, é alarmante. Orientações completamente destoantes do que hoje já se sabe, após inúmeros estudos científicos, amplamente divulgados entre a classe médica, que AS GORDURAS SATURADAS NÃO SÃO A GRANDE VILÃ PARA A SAÚDE CARDÍACA, e sim os óleos de sementes processadas, carboidratos refinados e alimentos ultraprocessados.


Na mesma página (texto disponível em http://socios.cardiol.br/produtos.asp), encontramos mais um trecho que depõe contra a saúde dos brasileiros, recomendando produtos processados, alguns ricos em açúcar e gordura vegetal. Vejam: “começam a se multiplicar nas prateleiras dos supermercados as embalagens com o Selo vermelho de Aprovação da SBC. Entre eles, (…) os sucos Del Valle de morango, pêssego, goiaba, manga, maçã e maracujá; os óleos Sinhá de canola, girassol, milho e soja; a margarina Becel, Pro-Active…”.

Torcemos para que esses textos ainda no ar no site oficial da Sociedade Brasileira de Cardiologia sejam antigos e desatualizados, e principalmente que profissionais da saúde não utilizem canais como esse como fonte de informação e embasamento para sua prática clínica. Vale o alerta para sempre questionarmos, independente da fonte, pois infelizmente ainda há muita inverdade publicadas pelos por órgãos que para a maioria ainda podem ser idôneos.

Avatar Brasil Low Carb

Por

Brasil Low Carb


www.brasillowcarb.com.br

Marcar consulta Conheça
Selo

Receba nossas
novidades
e conteúdos

Preencha seus dados


    Ao assinar você automaticamente concorda com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.